Dia do Astronauta

LÁ VAI O BRASIL PARA O ESPAÇO

Marcos César Pontes1969. O americano Neil Armstrong pisa no chão da Lua. Entre os brasileiros que acompanham pela televisão, está o garotinho Marcos Cesar Pontes, que diz ao irmão: “Um dia eu vou para a Lua”. Trinta anos depois, Marcos inicia treinamento no Lyndon Johnson Space Center, Houston, Texas, para sua primeira missão.

"Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro. Após oito anos em treinamento com a Nasa (agência espacial americana), ele tripulou a Missão Centenário, criada pela Agência Espacial Brasileira para a execução de experimentos nacionais (cientificos e educacionais) a bordo da Estação Espacial Internacional, em março de 2006. Atualmente, ele continua à disposição do programa espacial brasileiro, participando de vários projetos espaciais no Brasil e no Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston, Texas."

O treino inclui mergulhos em tanques de água que reproduzem a baixa gravidade, aulas de matemática, física, astronomia, dinâmica orbital, geologia, oceanografia, meteorologia, pilotagem e navegação.

As agências espaciais do Brasil (AEB) e dos EUA (Nasa) já discutem quando abrir inscrições para selecionar o segundo astronauta brasileiro. O candidato, homem ou mulher, deve ter entre 25 e 45 anos, estar em perfeitas condições físicas e psicológicas, e ter capacitação para executar experimentos científicos, ou seja, ser cientista com curso superior e pós-graduação em área técnica. Você se arrisca?

Fonte: Brasil-Almanaque de Cultura Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

Show do António Carlos - Globo AM

Paquera Nativa (Fernando Borges)