Edmo Zarife, Locutor

A correria do fim de ano não me permitiu uma palavra sobre Edmo Zarife, da Rádio Globo, que partiu para o Reino dos Esplendores ao ver raiar o milênio.

Aquele "Braziuuuu!", arte sonora viva na memória emotiva do País, expressão sintética da emoção do gol, é um grito de felicidade nacional. É a melhor forma até hoje encontrada de dizer muito numa só palavra. Ela só foi possível pela existência de uma categoria profissional importantíssima ? o locutor ? que, há muito tempo, é esquecida pela imprensa e desprestigiada pelo próprio meio que dela se utiliza: o rádio.

O locutor é profissional de especializadíssima função a quem se paga baixos salários e hoje está ameaçado de desaparecer do rádio e da TV, substituído muitas vezes por pessoas de pobre expressão oral, dicção péssima sem qualquer noção de califasia, que é arte do falar eufônico agradável e belo. Trata-se de matéria tão importante que deveria ser ensinada na aula de comunicação e expressão, mas nunca foi. A meu tempo estudávamos caligrafia. Hoje nem isso. O resultado é a fala torpe, grosseira e mal conduzida, com voz fora do lugar, deglutição de letras e sílabas e som horroroso.

O locutor é profissional que repõe a qualidade e a elegância do falar como forma de expressar alguma estesia de alma. O mais importante é que assim se preserva um idioma. Falo portanto de matéria seriíssima. Felizmente ainda há por aí magníficos locutores e locutoras no rádio e na televisão. Mas escasseiam. Na TV, desde que substituíram locutores por jornalistas, a função indispensável de ler com segurança (e sem caras e bocas opinativas...) está desaparecendo. Reparem que o apresentador, a meu ver padrão, o William Bonner, não é bom só por ser jornalista. É bom por ser um ótimo locutor também, observem-lhe a voz, a tranqüilidade na emissão, a dicção perfeita.

Mas estou a falar do Zarife, do bom e generoso Zarife, apaixonado como eu por gatos (quantas vezes conversamos sobre isso no boteco ao lado da Rádio Globo). Acima de tudo, ele mostrou a importância do bom locutor para qualquer rádio. Como voz padrão da Globo, marcou-lhe as chamadas, os prefixos dos programas, os eventos. O metal magnífico de sua voz (eu lhe dizia que ele e o Haroldo de Andrade nasceram com um som estereofônico nas cordas vocais) ajustou-se maravilhosamente à trepidação das rádios AM, rádios de mobilização do ouvinte.

Grande Zarife! Com ele, morre um pouco mais a profissão já agonizante do locutor, o herói quase anônimo das emissoras de rádio, das propagandas, das leituras e narrações dos documentários. Profissão que lhe honrou e dignificou.

Senador Artur da Távola 12/01/2000
_______________________________________________

Edmo Zarife, foi o autor do bordão "Brasil!" que marca as transmissões esportivas. Zarife nasceu em Nova Friburgo, e atuou na rádio Globo do Rio onde apresentou vários programas, entre eles o "Super Paradão". Faleceu aos 59 anos de idade em Niterói no dia 27/12/1999. Foi em 1970 que o locutor Edmo Zarife gravou a célebre vinheta "Brasil", que até hoje é usada quando o Brasil vence em qualquer modalidade esportiva, seja futebol, tênis, fórmula um, vôlei, etc.. A princípio a vinheta era usada apenas para a Copa do Mundo do México, mas imediatamente ela se popularizou, dando ao Edmo Zarife o título de voz mais conhecida do Brasil.

posted by Reinaldo Botelho at 5:10 PM de 18/06/2005 http://flashownet-personalidades.blogspot.com
_______________________________________________

Haroldo de Andrade e Edmo ZarifeOuça na voz do Edmo Zarife a estreia do Programa Show das Cinco na Rádio Globo do Rio em 1984 e a explicação de como surgiu a famosa vinheta "Brasillll".

Edmo Zarif
Criação da Vinheta Brasillllll
  • Criação da Vinheta Brasillllll
  • Estreia do Show das 5 - 1984

Comentários

  1. Anônimo7/6/10 15:50

    Não mencionar o nome do Formiga como co-autor da vinheta é no mínimo uma covardia!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/6/10 20:23

    Sinto até hoje saudades dessa voz maravilhosa e sempre ouvia o programa que ele fazia nas tardes na Rádio Globo, chamando Show das 5 - com Edmo Zarife
    Que Deus o tenha lá no andar de cima

    ResponderExcluir
  3. sinto ate hoje saudades das chamadas de EDMO ZARIF quando ele grava flamengo x vasco era showwwww

    ResponderExcluir
  4. pois é sou radialista há 18 anos mas sempre lembro das chamadas do saudoso EDMO ZARIF ainda sou fãn da quele vozerão quando fazia as chamadas de flamengo x vasco ok abraços de CLÁUDIO REIS

    ResponderExcluir
  5. Renato Justino28/8/10 23:49

    Zarife tinha uma grande voz. Foi um grande Locutor. Não podemos esquecer da técnica. Como funciona a "grande voz" sem Operadores, Sonoplastas, esqueceram de dizer que o Formiga ficou no estudio horas testando sons num tempo que vc tinha que CRIAR mesmo. Valeu...

    ResponderExcluir
  6. BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que o Zazá (Zariff) testemunhou comsua própriavoz, que foi o Formiga (José Claudio Barbedo) quem criou esta vinheta. Injustiça é o Sistema Globo (rádio e tv), querer excluir isto! Na minha opinião é CRIME!

    ResponderExcluir
  8. sempre quis ser locutor, mas nunca deu certo so uma vez que fiz um programa em radio aqui na minmha ciadade ainda O.T mas nao pssou disso.
    edmo . saudoso edmo que deus o tenha.
    ocimar_moura@hotmail.com

    moro em Altamira - PA.

    ResponderExcluir
  9. saudades do edmo, tenho um filho com nome dele em homenagem a ele,quando meu filho nasceu ele era vivo saudades muitas.

    ResponderExcluir
  10. como é bom ouvir essa voz depois de 13anos, eu ñ sabia que sentia tanta emoção.chorei. BAHIA

    ResponderExcluir
  11. quero saber mais sobre o EDMO? galsantoslima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Tinha 10 anos e o conheci..n radio globo em 1977...parecia falar num microfone

    ResponderExcluir
  13. Ótimo profissional, que Deus o tenha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio