Gilson Ricardo: bom humor e sucesso em 31 anos na Rádio Globo do Rio


Gilson Ricardo, Radialista, natural de Petrópolis / RJ (1948) completou hoje 31 anos de sucesso na Rádio Globo do Rio de Janeiro.

Durante a sua participação no Programa Tarde Legal com David Rangel, Leandro Araújo, Operador do Programa, fez o nosso querido Gilson chorar de emoção ao colocar um gol narrado por Valdir Amaral. As lembranças do Gilson viajaram no tempo e trouxeram bons momentos na companhia dessa figura histórica do Rádio Brasileiro.
Gilson RicardoDavid RangelLeandro Araújo

David Rangel e Gilson Ricardo
  • 01
Confira o momento de emoção e os elogios de David e Gilson ao colega Leandro Araújo que teve o seu momento de estrela do Rádio Carioca.



Conheça um pouco do bem humorado Gilson Ricardo


Gilson Ricardo: bom humor e sucesso em 31 anos na Rádio Globo

Gilson Francisco Borsato pouca gente sabe quem é, mas Gilson Ricardo todo mundo que escuta a Rádio Globo Rio de Janeiro (1220 AM), e mesmo quem não ouve, conhece. Comunicador e repórter esportivo da emissora, Gilson lá construiu a carreira de 31 anos de prestígio e sucesso.

Gilson tem 59 anos, nasceu e foi criado em Petrópolis. É casado com Mariza Guilherme. Tem 4 filhos e 3 netos.
Estudou no Grupo Escolar Rui Barbosa e no extinto Instituto Brasileiro de Educação, onde cursou Jornalismo. Trabalhou como farmacêutico aos 13 anos, serviu no Exército com 18, e um ano depois fez concurso para locutor esportivo da Rádio Difusora de Petrópolis, onde encontrou sua vocação.

— Foi por acaso, nunca pensei em trabalhar em rádio, mas quando jovem gostava de jogar futebol de botão com meu primo e costumava narrar as partidas. Fiquei entre os 10 selecionados no concurso. A prova era transmitir um jogo de futebol imaginário. Depois tive de apresentar um programa também imaginário, quando fui escolhido.

Sua entrada na Rádio Globo também foi uma surpresa: um dia o chefe de jornalismo esportivo, Valdir Amaral, ligou para ele convidando-o para integrar sua equipe, e em abril de 1976 Gilson estava lá empregado.

— O primeiro jogo que narrei na Globo foi Bonsucesso e São Cristóvão. Apresentei por 10 anos o programa Toca Tudo, de músicas, e outro dominical, o Sacode, que abordava futebol e pagode. Comando há 5 anos o Globo Cidade, recebendo denúncias dos ouvintes (cerca de 600 por dia) sobre assuntos comunitários e entrando em contato com autoridades para cobrar atitudes, e estou no Panorama Esportivo com José Carlos Araújo e Gérson Canhotinha de Ouro, transmitido para o Brasil inteiro e que aborda somente futebol — explica.

Gilson RicardoNos fins de semana Gilson não tem folga: vai para os estádios cobrir jogos. Ainda participa aos domingos do Mesa Redonda, na emissora televisiva CNT, dando “cartões vermelhos” para jogador, juiz ou técnico que teve mau desempenho numa partida. Tanto trabalho o faz sair de casa ao meio-dia e voltar depois da meia-noite. O reconhecimento veio em prêmios como o Bola de Ouro e o Chuteira de Ouro, ambos concedidos aos melhores profissionais da imprensa esportiva.

No pouco tempo livre gosta de brincar com seus cães e escutar músicas das décadas de 70 e 80.

— Ganhei o Chuteira no início da carreira, na Rádio Difusora, e possuo 10 prêmios Bola de Ouro. Mais importante que isso é a satisfação no trabalho e ter tido a oportunidade de conhecer tantos lugares e pessoas — afirma ele, que já entrevistou o cantor Julio Iglesias, os craques Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Pelé, Mané Garrincha e Maradona, e esteve nas Copas do Mundo do México (1986), Itália (1990), Estados Unidos (1994), quando o Brasil foi tetracampeão mundial e ele ganhou a camisa do atacante Romário, e da França (1998).

Acompanhando futebol há tantos anos, Gilson lamenta que a técnica esteja sendo superada pela violência em campo. Também se preocupa com a fase ruim pela qual seu time de coração, o Flamengo, enfrenta atualmente. Pelé e Telê Santana são os melhores jogador e treinador de todos os tempos na sua opinião.

— No rádio considero ícones Jorge Cury, João Saldanha, Valdir Amaral, que deu dinamismo ao meio de comunicação, e José Carlos Araújo, que o tornou mais moderno, veloz e alegre.

Fonte: Gente da Ilha - Gílson Ricardo
por: Patrícia Fahlbusch - https://ilhanoticias.com.br

Comentários

  1. Ailson Otacilio Gama20/1/10 22:54

    Gilsão sou seu fã estou sempre ligado no panorama esportivo as 22:00 horas todos dia e gostaria de te parabenizar pelos seus mais de trinta anos na globo olha peço que deus te ilumine sempre e vc seja muito feliz manda um abraço para o josé carlos araújo e edson mauro que deus abençoe todos vcs. se vc puder arrumar um cd com os gols do botafogo narrados por João Saldanha e Valdir Amaral mande pra mim endereço povoado Barriguda do Anibal umburanas bahia
    E-Mail: arilson-moreno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. paulo neres21/3/10 08:32

    parabens pelo seu profissionalismo e que deus permita que voce seja sempre este cara do bem sou seu fa.

    ResponderExcluir
  3. pantaleao cachaceiro - parabens pelo sucesso infinito - sou seu fã - moro no labirinto da onça pintada aqui no pantanal sul matogrosense - saudacoes corinthianas.

    ResponderExcluir
  4. giçlson voce e o cara so fam de todos que partisipa no panorama esporivo ccelumarisilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gilsão, eu não estou entendendo o que está acontecendo comigo. Ouço sempre a Rádio Globo AM RJ, principalmente os programas esportivos. Sou Fluminense roxo. Há mais ou menos 2 meses, participando do Enquanto a Bola não Rola, por e-mail, ouvi de Felipe Cardoso, que eu havia ganhado uma camisa da rádio. Mais recentemente, participei ao vivo do Panorama Esportivo, atendendo a seu convite, que ligou para minha residência aqui em Mossoró/RN. Nessa participação você me disse que eu havia ganhado um CD com os principais gols do Flusão. O extranho é que até hoje não recebi a camisa e acho que já deveria ter recebido o CD. Em todo cado, estou aguardando a resposta da emissora e agora sua também. Um forte abraço. Fiquemos com deus.

    ResponderExcluir
  6. Ah, me esqueci de fornecer os meus dados.
    Manoel Lourenço Neto
    Rua vereador José Bernardes, 33
    Inocoop
    Alto de São Manoel
    Mossoró/RN
    CEP: 59.631-250

    ResponderExcluir
  7. Manuel Lourenço,

    Cara, recomendo entrar em contato diretamente com a rádio...ligando ou mandando emails, pois creio que por este site você não será visto.

    Boa sorte !!!!

    ResponderExcluir
  8. Gilson Ricardo. Estou aguardando o CD com os gols do Vasco da Gama.
    Espedito Ilídio deOliveira
    Rua João Gonçalves Silva 109
    Centro
    Caeté-Minas Gerais
    CEP34800-000
    Fone(31)3651-2748

    ResponderExcluir
  9. Caro Espedito,
    sua mensagem foi encaminhada para o programa Panorama Esportivo panorama.esportivo@radioglobo.com.br
    Quem desejar mandar alguma mensagem para o Gilson, favor utilizar este email acima.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/6/11 15:14

    Gilsao cade voce, este panorama esportivo sm vo,esta duro de ouvir volte logo eu sou ouvinte do programa desde da decada de sessenta nao tenho certeza mais o apresentador era claudio moises nao sei por onde anda gostaria de saber um forte abraco de seu ouvinte de todas as noites sou torcedor do meu querido fogao e minha segunda familia um abraco de Luzio do carmo de anapolis go.

    ResponderExcluir
  11. milthon ludovico27/6/11 22:27

    olá amigo gilson ricardo,sou um grnde fã do seu trab.escuto tds os dias o panorama.manda um alô pra mim aki em porto seguro na bahia.forte abraço.aie vc acham q o Ronaldinho fez sua melhor pardida no fla??.abraços

    ResponderExcluir
  12. e aí gilsão tudo bem curto todos os dias o panorama e gostaria de parabenizar todos os trepidantes, só gostaria que você falasse mais do meu mengão, sei que você torce para o vasco mas se pudesse me mandar um DVD com os gols no flamengo agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Gilson parabens pelos seus 30 anos de radio globo sempre com um excelente trabalho!!!!grande abraço
    Magal e Lorena

    ResponderExcluir
  14. Gilsão, da um jeito. Tira o Renato abreu daí...

    ResponderExcluir
  15. Grande Gilson Ricardo. Meus sentimentos pela perda de sua mãe. Sempre o acompanhei na RG, desde os tempos de TOCA TUDO, de meia noite às 6h, aos domingos, depois no Domingo Show, substituindo por um ano o falecido V.Vieira e o Momento Bombom, distribuindo presentes da Rua Teresa. Parabéns pelo trabalho e pela simplicidade. Continue assim, que terás um lugar reservado na lista dos GRANDES DO RÁDIO. Abraço
    Paulo Henrique Pêgas
    phpegas@uol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Lamento profundamente sua saida da Radio Globo. Fiquei emocionado com sua despedida ontem e confesso nem dormi direito. Voce é um cara honesto, muito profissional, bem humorado e muito humilde. Desejo toda felicidade do mundo na sua nova empreitada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio