Ed Motta - Outono no Rio



Ed Motta Nasceu no dia 17 de agosto de 1971, no Rio de Janeiro. Filho de Antonio Carlos e Luzia, irmão de Regina e sobrinho de Tim Maia.
Eduardo Motta é cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Sua música está enraizada nos estilos funk/soul e disco, mas visita muito bem o jazz, bossa nova e rock.
Ed Motta ficou conhecido no fim dos anos 80 com as composições “Manuel”,“Vamos Dançar” e “Baixo Rio” - o disco foi um sucesso de vendas, que se consagrou com a sua banda Conexão Japeri.
Iniciando a carreira solo em 1990, após ter participado como vocalista da banda Kabbalah, Ed Motta grava “Um Contrato Com Deus” pela Warner - que não teve grande sucesso.
O segundo disco “Entre e ouça” é lançado em 1992, um trabalho sofisticado e arrojado, que apesar de não ter conquistado o público brasileiro, garantiu ao cantor uma turnê internacional – em 2001 o álbum foi reconhecido.
Em 1997 é lançado o disco “Manual Prático para Festas, Bailes e Afins Vol.1 “, proporcionando seu primeiro disco de ouro – disco que tem o sabor da sua simplicidade, mas com uma capacidade técnica e de composição maiores. Provou que é possível fazer pop e comercial de qualidade. Musicalmente ousou e conseguiu fusões de suas primeiras influências, o funk/soul e o pop, e com o que passou a ouvir a partir do meio dos anos 90: orquestras, jazz, trilhas de hollywood e musicais da Broadway.
Em 2000 lançou “ As Segundas Intenções do Manual Prático” - com novos parceiros e repertório inédito. Musicalmente é impecável!
Em 2001, Ed Motta realizou o sonho de lançar um disco instrumental “Dwitza”, palavra que ele mesmo inventou. O álbum não foi muito bem aceito pelo público, porém agradou músicos e o público estrangeiro.
Em 2003, lança “Poptical “, com rítmos mais dançantes pela gravadora Trama. Foi um dos álbuns mais representativos, tornando-o conhecido no exterior e possibilitando uma turnê pelo Japão. É aí que sua carreira internacional decola de vez. Com destaques para as músicas “Tem Espaço na Van”(parceria com Seu Jorge) e “Minha Casa, Minha Cama, Minha Mesa” (com participação de Nelson Motta).
Em 2005, lança “Aystelum” - experimentação de estilos e a sofisticação harmônica, trazendo uma mistura de blues e jazz. Com destaque para “Samba Azul”, “Awinism” e “Canção Em Torno Dele”.
Em 2008, lança seu nono álbum “Chapter 9”,um disco todo em inglês, onde o próprio Ed Motta toca todos os instrumentos das músicas.

1988- Conexão Japeri
1990- Um Contrato com Deus
1992 – Entre e Ouça
1993- Ao Vivo
1997- Manual Prático para Festas, Bailes e Afins
1998- Remixes e Aperitivos
2000- As Segundas Intenções do Manual Prático
2001- Dwitza
2003- Poptical
2004- Ed motta em DVD
2005- Aystelum
2006- Ao Vivo
2006- Warner 30 anos: Ed Motta
2008- Chapter 9

Comentários

  1. Amo, a-do-ro essa música. OUTONO NO RIO é a minha cara, se compositora fosse. E o arranjo? Ma-ra-vi-lho-so! Mas no CD é ótimo, ao vivo e cheio de glissados assim, não achei bom. Gostei muito deste site,vou colocar em favoritos: tem conteúdo para se levar um bom tempo vendo e ouvindo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário