Rádio Globo de São Paulo completa 57 anos

Tunel do Tempo: 2009

   Parabéns Rádio Globo de São Paulo


Em primeiro de Maio de 1952, nasceu a Rádio Nacional de São Paulo, das Organizações Victor Costa, OVC. A Nacional paulista tinha forte aliança, nos seus primeiros anos de vida, com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Em 1965, as Organizações Globo adquiriram a emissora. Em 1977, a emissora passa a se chamar Nacional Globo. Em 1978, Rádio Globo Nacional e finalmente, no mesmo ano, Rádio Globo de São Paulo.
Hoje - com sua programação voltada para a prestação de serviços, jornalismo, interatividade e entretenimento - a Rádio Globo é a emissora líder de audiência entre as rádios não-musicais da capital paulista e região metropolitana de São Paulo. Tem fortes índices de audiência em todas as classes sociais e em todas as regiões da cidade.
Confira esta raridade da história da Rádio Globo/Nacional de S.Paulo (Video do Canal 'Acervo Raizes Caipira' no Youtube').
Edgard de Souza, conhecido como "O animador das mil palavras...", seu estilo de apresentação era diferente para o estilo sertanejo. Sempre usou um português correto e boa dicção, o que era o seu diferencial.

Edgard de Souza, o animador das mil palavras
Programa Rede TV, 2004
 

"Edgard de Souza, baiano de Salvador (17 de junho de 1932 - 18 de julho de 2007)
Trabalhava no serviço de auto-falantes em sua cidade natal, quando decidiu tentar o Rádio de verdade no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi difícil, mas após certa persistência, conseguiu um emprego na extinta Rádio Piratininga (SP).
Seu grande sucesso foi alcançado na Rádio Globo/Nacional, onde apresentava programa sertanejo, gênero que o consagrou.
Edgard de Souza, que fez história na rádio globo de São Paulo sempre se pautou pela divulgação da música sertaneja e de raiz. Apresentou por mais de 25 anos diariamente no horário de 21 a 22 horas, pela Rádio Globo paulista, o "Programa Edgar de Souza" voltado para a divulgação da música sertaneja.

No final da década de 1970 e início da década de 1980, apresentou, também na Rádio Globo, às terças-feiras, no horário de 20;30 a 21h, o "Programa Tião Carreiro e Pardinho" divulgando músicas e shows da dupla Tião Carreiro e Pardinho.

Atualmente realizava seus trabalhos na rádio Tropical AM em Curitiba/PR, fazia seu programa como antigamente levando a música sertaneja raiz, ele que conhecia muito sobre a história pois acompanhou no dia a dia de diversos artistas como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Partinho, Aberlamino e Gabriela, entre outros ícones. Em seu programa ele contava curiosidades, fatos que presenciou em todos esses anos.

Conhecido como "O animador das mil palavras...", seu estilo de apresentação era diferente para o estilo sertanejo. Sempre usou um português correto e boa dicção, o que era o seu diferencial.

Faleceu no dia 18 de julho de 2007, vítima de parada cardíaca.

Ele residia em Curitiba (PR) e seu último trabalho no Rádio foi na Tropical AM (1.320 kHz - Curitiba/PR). Seu corpo foi cremado." - Fonte: letras.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio