DOE MEDULA ÓSSEA!!!

Campanha de cadastro de possiveis doadores de Medula Óssea dia 18/07/2009 na Quadra da X9 Paulistana das 9 as 16hs,
Localizada na Av Luis Dumont Villares 324- Carandiru.

Milhares de pacientes que continuam a luta contra um câncer de medula incluindo meu Marido agradecem - Scheila.

SALVE VIDAS!!!

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

2. Onde doar: é possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros em cada Estado (PDF). Nesta campanha no endereço da X9. No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea. Para mais informações, ligue (21) 2506-6064.

3. Como é feita a doação: será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

A doação da medula óssea para transplante é um procedimento que geralmente dura em torno de uma hora e é feita com anestesia geral ou local. É importante para o doador compreender os riscos, mas as precauções de segurança são tomadas. O doador pode sentir desconforto nas costas por três a cinco dias. A medula óssea do doador se recompõe em poucas semanas.

Comentários