Noticiaristas do RJ - História do Rádio

Luiz Nascimento, a voz da Rádio Globo



Muito obrigado gente pelo carinho. Não citei o nome do Diretor Artístico (Carlos Marcondes), meu grande mano que atuou na Rádio Jornal AM de Rio Bonito (Josemar Duarte), Marco Aurélio que em 2004 me levou para a Rádio Globo, o meu muito obrigado. E todas aquelas pessoas importantes na minha carreira, que por falta de memória não citei o nome, mas que sabem da importância que tiveram, e ainda têm. Um forte abraço a todos. O velho Nassa. - Luiz Nascimento


Adir José Curi, o Alberto Cury
1926-1998

Locutor, noticiarista, narrador e apresentador brasileiro de rádio e televisão nascido em Caxambu, Estado de Minas Gerais, que atuou como noticiarista e chefe dos locutores na rádio Jornal do Brasil e foi um dos mais laureados locutores do rádio brasileiro.
Filho do comerciante José Kalil Curi e de Maria Curi, tinha sete irmãos, entre eles os saudosos narrador esportivo Jorge Curi e o grande cantor Ivon Curi.
Começou no rádio (1944), na vaga de seu irmão Jorge, que havia se transferido para o Rio de Janeiro com o fim de assinar contrato na Rádio Nacional.
No final da década seguinte (1958), também chegava ao Rio, contratado como locutor pela mesma emissora que o irmão. Sete meses depois, transferiu-se para a Rádio Jornal do Brasil, onde ficou por 13 anos (1959-1972). Paralelamente foi contratado pela Agência Nacional do Governo Federal, pela qual transmitiu as importantes cerimônias oficiais realizadas no Brasil, especialmente durante o período dos governos militares e com os diversos presidentes da República, e também o Ato Institucional N.º 5, irradiado em cadeia nacional de rádio e televisão.
Participou de inúmeros programas de TV, entre eles Grandes reportagens e Diário de um repórter, crônica diária escrita por David Nasser e apresentada antes do famoso Repórter Esso, e o Programa Flávio Cavalcanti.
Foi diretor da Rádio Tupi AM e, aposentado (1993), voltou para sua cidade natal e faleceu em Caxambu, Minas Gerais.


Ouça gravações de (O Globo no Ar) e (O seu Redator Chefe) da Rádio Globo no "Site Show do Rádio com Paulo Francisco"

Comentários