Rádio MEC FM - A Rádio de Musica Clássica do Brasil


Escrito em 10 de Junho de 2009, com colaboração de Thiago Regotto. Atualizado em 11 de Maio de 2013. Publicado em "Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, por Marcelo Delfino"

A MEC FM é a tradicional rádio clássica do Rio. A história da MEC FM começa oficialmente em 10 de maio de 1983 - dia de inauguração da emissora. Porém, antes disto muita coisa aconteceu.
Criada em 1923 pelo cientista Edgard Roquette-Pinto como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a Rádio MEC é a primeira rádio do Rio de Janeiro. Em 7 de setembro de 1936 Roquette decide doar a rádio ao Ministério da Educação e então ela muda seu nome para Rádio Ministério da Educação e Saúde. O Ministério mudou de nome neste tempo e em meados dos anos 60 o locutor Paulo Santos passou a falar no ar Rádio MEC, ao invés do longo nome Rádio Ministério da Educação e Cultura. Em 1990 a Fundação Roquette-Pinto, que até então era responsável pela emissora, foi extinta e a rádio passa para a ser administrada pela ACERP - Organização Social subordinada à Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Com a saída da rádio do Ministério pensou-se em mudar o nome da estação, mas a ideia foi logo esquecida com a sugestão do produtor Lauro Gomes: a sigla MEC poderia ser mantida, mas com outro significado: Música, Educação e Cultura.
No início dos anos 80 a Rádio MEC ganhou um canal em FM 98,9 MHz, assim como outras rádios AM, Tupi, JB, Globo, etc. A FM ficou em teste desde meados de 1982 até a inauguração em 10 de maio de 1983. A programação da Rádio MEC como um todo desde o seu começo nos anos 20 foi destinada à música clássica e MPB. Com a inauguração do novo canal em FM, a direção da época optou por fazer uma transição, mesclando dupla transmissão AM+FM com horários de programações distintas. Com o tempo, a separação das programações foi aumentando, a FM ganhou programação 100% própria em meados de 1984, com clássicos em FM, mantendo a MPB em AM, como é feito até os dias de hoje.

Há 30 anos no dial FM, a MEC FM é uma das mais tradicionais rádios do Rio (é praticamente a única que mantém desde o seu surgimento a mesma linha de programação).
Sua programação reúne programas e seleções musicais - 22h por dia - dedicados à música clássica, desde o seu início - medieval, renascimento e barroco - passando pela Era Clássica e os períodos romântico e moderno, e chegando até a produção dos dias de hoje. Nas outras duas horas diárias, uma é dedicada - às 23h - à música popular de estilos mais sofisticados, como jazz, choro, bossa nova e a música instrumental brasileira. A outra hora, à meia-noite, é dedicada à música clássica contemporânea e à rádio-arte, com programas que experimentam novos formatos radiofônicos.
Seguindo a tradição de programas históricos do rádio brasileiro, a MEC FM apresenta toda sexta, às 17h um recital ao vivo e com a participação de público, direto do seu Estúdio Sinfônico. Outro programa que conta com a participação do público é o Clássicos do Ouvinte, onde o espectador pode solicitar por carta, telefone ou internet a música que gostaria de ouvir ou tirar dúvidas sobre música clássica.

Endereço: Praça da República, 141 A - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (55)(21) 2117-7853
Portal na Internet: http://radios.ebc.com.br/mecfmrio
Portal na Internet da EBC: http://radios.ebc.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio