Jornalistas substituem Operadores de Áudio na Rádio Bandeirantes

Tunel do Tempo: 2017

Cheni no Campo, 24/10/2017
Há quase três meses, alguns Jornalistas da Rádio Bandeirantes de São Paulo, passaram a operar a Mesa de Áudio no Estúdio da Emissora. Dentro das Rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação, isso já acontece no segmento jornalístico desde a fundação da BandNews FM em 2006 por exemplo, depois veio a Rádio Trânsito e depois a finada Bradesco Esportes.
Operar e fazer a Locução, é comum no FM, mas é pouco comum nas chamadas Emissoras Jornalísticas. O "novo Rádio", está exigindo cada vez mais que o Profissional tenha múltiplas funções. Dessa forma, desaparece a função do Operador tradicional de Mesa de Áudio.
Além de operar a Mesa, o Jornalista tem que apresentar, produzir, checar, editar e fazer a reportagem ou comentário simultaneamente. Desde 2007 , Jornalistas das Emissoras do Sistema Globo de Rádio (Globo e CBN) , editam suas matérias em Ilhas montadas na Redação e outras Emissoras espalhadas pelo Brasil já fazem o mesmo.
A função do Operador/ Apresentador é comum para o Radialista desde a existência do FM, agora esse modelo chega com tudo no jornalismo geral, e será irreversível. A tendência fortíssima é que a maioria das Emissoras ou Grupos de Comunicação adotem o modelo, o desafio maior das Emissoras será manter a mesma qualidade no Ar, e dos Sindicatos verificar a legalidade e principalmente se haverá reajuste compatível com a nova função.
Com as inovações tecnológicas cada vez mais rápidas e a necessidade de diminuir os custos das Empresas, esse cargo específico de Operador de Áudio será extinto, a exceção (por enquanto), fica com a função de Operador de Central Técnica, o Coração da Emissora ainda precisa de Profissionais especializados e a função de Operador de Áudio (Sonoplasta) que monta a Plástica da Rádio, Programas, Boletins, as Chamadas dos Programas e Comerciais.
No Departamento de Esportes, estão operando a Mesa de Áudio: Ricardo Capriotti, Bernardo Ramos, Roman Laurito, João Paulo Cappellanes e Umberto Ferretti. Segundo apurou a coluna, todos estão recebendo salário adicional pelo acúmulo de função. No Jornalismo da Emissora operam a Mesa do Estúdio os Jornalistas: Pedro Campos, Thays Freitas, Luiz Megale e Caetano Cury, Apresentadores de Programas como Pulo do Gato, Primeira Hora, Gente e 90 Minutos.

Fonte: Cheni no Campo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio