Rádio Globo encerra suas atividades em São Paulo

A Rádio Globo FM 94.1, Emissora que está no ar desde 2017, terá a sua operação encerrada no próximo dia 31, resultado de um processo que já era planejado há vários Meses, e volta as atenções da marca para o Rio de Janeiro.
O Sistema Globo de Rádio emitiu um comunicado sobre a saída da Marca do Dial de São Paulo, movimento que resultará no encerramento da Rádio Globo no mercado paulistano e também a atuação do projeto como rede nacional.

Trajetória da 1100 AM
A Rádio Globo AM 1100 entrou no ar em 1º de Maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo.
A Rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma Vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo.
A Emissora também levou os Programas de auditório para as Ruas da Cidade. Em 1952, o Cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no Estúdio montado em praças públicas.
Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem Comunicador que tinha sido Camelô. Foi a primeira Rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a Rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.
Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.
Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas Emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a Rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.
Já em 23 de junho de 2017 a 1100 AM passou a contar com a operação simultânea da 94.1 FM de São Paulo. Na época o Sistema Globo de Rádio havia feito uma mudança significativa do posicionamento da Rádio Globo no mercado nacional.
Recentemente, em 15 de Julho do ano passado, após dois anos atuando com uma linguagem mais adulta e no formato de "Rádio mosaico", a Rádio Globo retomou ao formato popular, porém com um perfil mais musical e com uma linguagem que se aproxima mais do formato FM.

Desligamento das AMs do Sistema Globo de Rádio
O primeiro movimento do Sistema Globo de Rádio para encerrar suas operações na faixa AM ocorreu em 2018.
O desligamento das Estações ocorreu no dia 3 de setembro daquele ano, quando o mercado brasileiro acompanhou a interrupção das operações das Rádios CBN AM 780 de São Paulo, Rádio Globo AM 1220 do Rio de Janeiro, CBN AM 860 do Rio de Janeiro e CBN AM 1150 de Belo Horizonte.
De lá pra cá, o Sistema Globo de Rádio manteve as rádios CBN e Rádio Globo ativas em FM nesses mercados, além de continuar operando com a 1100 AM de São Paulo, remanescente entre as estações AMs do grupo.

No dia 03 de Fevereiro deste ano a publicação no Diário Oficial da União marca o encerramento de mais uma emissora tradicional do AM brasileiro, que é a Rádio Globo de São Paulo. Até pouco tempo atrás, a estação foi uma das maiores audiências do Rádio paulistano, quando disputava a preferência do público com a sua principal concorrente popular, a Rádio Capital AM 1040.

Fonte: tudoradio.com
Foto: Acervo do Blog do Esmael

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio