Repórter Esso


Heron DominguesO Repórter Esso foi um noticiário histórico do Rádio e da Televisão brasileiros. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil. Este programa radiofônico era patrocinado pela Empresa norte-americana "Esso Brasileira de Petróleo". Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram Gontijo Teodoro, Luís Jatobá, Heron Domingues.

Propaganda de Guerra
O programa inicialmente foi criado para fazer a propaganda da guerra americana direcionada ao povo brasileiro. Iniciou sua atividade em 1941 apoiado pelo presidente Getúlio Vargas e sob a orientação do Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP.

Primeira edição e american way of life
A primeira transmissão do programa se deu no dia 28 de agosto de 1941 com a seguinte notícia de chamada: "Os japoneses atacam a base americana de Pearl Harbor".

O Repórter Esso se especializou em divulgar principalmente notícias ligadas ao modo de vida americana da época, conhecida como american way of life. Os informes traziam ainda aos ouvintes a evolução das guerras travadas pelos Estados Unidos em todas as partes do planeta.

Direcionamento das notícias
O Repórter Esso fez ampla cobertura da Guerra da Coréia em 1950, enviando correspondentes para o campo de batalha.

Além das guerras, o programa radiofônico dava bastante ênfase às notícias de autoridades, notáveis, estrelas e astros de cinema e feitos científicos norte-americanos.

Suicídio de Vargas e ênfase das notícias
Noticiou com exclusividade o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 pelo fato de a empresa patrocinadora ter amplo trânsito no Palácio do Catete.

O Repórter Esso não informava, por exemplo, notícias da Europa, da Ásia e da África se não houvesse interesses norte-americanos envolvidos.

Em 1957, informou com grande ênfase a explosão da primeira Bomba de Hidrogênio norte-americana. Em 1959 informou que Fidel Castro vencera a Revolução Cubana reforçando o avanço do perigo comunista na América Latina.

Ultima edição
O Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968 com Heron Domingues narrando a abertura, e Roberto Figueiredo despedindo-se dos ouvintes bastante emocionado.

Ouça a última edição do Reporter Esso.
Última edição do Reporter Esso
  • 01

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio