Super Rádio Tupi comemora 73 anos

Assis ChateaubriandA Rádio Tupi do Rio de Janeiro foi fundada no dia 25 de Setembro de 1935 pelas Emissoras e Diários Associados do Brasil de Assis Chateaubriand. O apelido da Rádio era "Cacique do ar", mas a primeira apresentação da Rádio foi no dia 15 de Setembro do mesmo ano com a execução do Hino Nacional por um coral regido pelo maestro Heitor Villa-Lobos.
Gilda de Abreu e Vicente CelestinoNa década de 1940 a Rádio Tupi tinha um elenco com grandes nomes da música brasileira como Sílvio Caldas, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Dorival Caymmi, Vicente Celestino, etc.
Foi também precursora de um gênero que fez o país parar: O Rádio-Teatro, tendo um elenco com nomes como Paulo Gracindo, Yoná Magalhães, Maurício Shermann, Orlando Drummond, etc.


O jornalismo da Rádio Tupi foi importante no final da Segunda Guerra Mundial sendo a primeira a anunciar o final da guerra. O "Grande Jornal falado Tupi" era um dos mais ouvidos do Rio de Janeiro.

Em 1943 um incêndio atingiu a Rádio Tupi, a Emissora perdeu boa parte dos seus arquivos musicais. A Rádio conseguiu se recuperar e em 1950 inaugurou um grande Auditório, sendo considerado o "Maracanã dos Auditórios".
No “Maracanã dos auditórios”, onde cerca de 1.500 pessoas podiam assistir as transmissões dos programas, o público fazia silêncio para ouvir apresentações de Afonso Ortiz Tirado, Carlos Galhardo, Sílvio Caldas, Dircinha e Linda Batista, Dalva de Oliveira, Gilberto Alves, Orquestra Cassino de Sevilha, Maurice Chevalier, Josefina Becker e Nat King Cole.

Lançou grandes sucessos populares como Parabéns a Você, advindo de um concurso promovido por Almirante e vencido por Bertha Celeste Homem de Mello e Aquarela do Brasil.

Ary Barroso e Villa LobosNo esporte a Rádio se destacava com nomes como Ary Barroso, Oduvaldo Cozzi, Cezar Rizzo, etc.

Em 1959 a Rádio inaugurava seu transmissor de 100 kw com um show da cantora Ângela Maria no auditório da Emissora.

Em 1960 foi criado o mais tradicional programa da rádio que está no ar até hoje. A " Patrulha da Cidade". O programa idealizado pelo jornalista Afonso Soares, aborda os assuntos policiais, muitas vezes com uma pitada de bom humor.
Hoje, o programa é dirigido, roteirizado e apresentado pelo jornalista Coelho Lima, acompanhado pelo comunicador Garcia Duarte e grande elenco de rádio atores.

Durante a década de 1970 a Rádio passou por várias crises (Uma delas culminou no fechamento da TV Tupi ), mas a Rádio conseguiu se recuperar, lançando diversos programas, entre eles o humorístico A Turma da Maré Mansa, e é uma das maiores Rádios do Rio de Janeiro.

Atualmente a Rádio dedica-se ao entretenimento, ao jornalismo e à cobertura esportiva.

Dial: 1280 Khz AM
Página Oficial: tupi.am

Comentários

  1. Anônimo7/9/10 13:32

    sempre,eu ouvo seu comentaros eu queria que você aterrase o nosso bairro Piraquê.Rua 8 de novembro,Meu Nome e Pedro vieira...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

Show do António Carlos - Globo AM