Speaker Jonas Garrett


Jonas GarrettJONAS GARRETT foi até 'garimpeiro'

Com 16 anos de idade, Jonas Garrett venceu em Jaboticabal, sua terra natal, um concurso de 'speakers' promovido pela PRG-4. Entretanto não foi desta vez que entrou para o radio. Seus pais se opuzeram a isso alegando que o 'menino precisava estudar'.

Jonas deu tempo ao tempo e mais tarde ingressou na própria PRG-4 até receber um convite para o cargo de locutor-chefe da PRI-2, Radio Clube de Marilia. Trabalhou durante algum tempo e resolveu mudar de ares, seguindo para Rio Preto para atuar na Radio Rio Preto, que tem prefixo de PRB-8.

O 'broadcasting' da grande cidade paulista muito lucrou com concurso de Jonas Garrett. Em face do seu sucesso a PRI-8, da cidade de Araçatuba ofereceu-lhe uma proposta absolutamente vantajosa. Jonas não vacilou: apanhou um trem e, com malas e tudo, transportou-se para essa emissôra.

Foi pequeno, porém, o seu período de atividades ao microfone da I-8. Um dia deliberou transpor os limites do seu Estado para em terras mineiras fazer parte, em Uberaba, como 'speaker'-chefe, da PRE-5, Radio Sociedade Triângulo Mineiro. Ainda hoje refere-se à Uberaba com as mais carinhosas e simpáticas palavras e diz mesmo que sente muitas saudades da boa e moderna cidade onde tem um largo círculo de amigos.

Abandonou Uberaba para assinar contrato com a Radio Difusora de São Paulo. Não satisfeito com a potente pêerre bandeirante procurou um descanso, uma vida mais agradável, livre do borborinho incessante das cidades grandes. Foi para Araguari, reforçando o 'cast' da PRJ-3.

Mas não demorou a sentir falta do dinamismo de uma capital. Como resolver o problema? Voltar para São Paulo? Não! E meteu a cara em Belo Horizonte para logo ser cortejado pela PRH-6, Radio Guarani.

Pela primeira vez nutriu desejo de ser 'speaker' no Rio de Janeiro. Comprou passagem e embarcou no noturno mineiro saltando alí na Central do Brasil. Dois dias depois era locutor da antiga Radio Transmissora, onde comandou um programa romântico que constituiu um motivo de satisfação para o belo sexo.

Um certo dia, Luiz Ayala deixou a Mayrink Veiga e pum! Jonas Garrett passou a pertencer a familia de Edmar Machado. Hoje é um dos bons elementos da estação de Cesar Ladeira.

Desculpem, mas eu esqueci de dizer que Garrett antes de viajar para Araguari, embrenhou-se pelo interior do Brasil virando garimpeiro em busca de ouro! Que idéia essa de Jonas! Mas ele afirma que a vida assim é melhor! E é mesmo!

Revista CARIOCA de 2 Fevereiro 1946.

Jonas Garrett anos 50sJoão Anastácio Garreta Prates nasceu em 11 de Maio de 1921 em Jaboticabal-SP. Ator e apresentador de programas sobretudo musicais. Foi demitido em 1964 logo após o golpe militar sob acusação de pertencer ao PCB - Partido Comunista Brasileiro.

Fonte: http://brazilianpop-30-40-50.blogspot.com.br
Play list
  • Abertura
  • Chamada

Comentários