Fernando Mansur adianta comemoração de 50 anos de carreira com Livro

Tunel do Tempo: 2017

26/09/2016 22:31:00
O DIA

Rio - Apresentador do ❝Papos e Canções❞, sempre às 23h59 de terça na MPB FM, o Radialista Fernando Mansur se prepara para comemorar duas datas redondas em 2017: 50 anos de carreira e 40 anos da turma que revolucionou o Rádio FM no Rio, com a abertura da Rádio Cidade.

Mansur na MPB FM 
Maíra Coelho / Agência O Dia

Fizemos uma virada no rádio. Incluímos gírias, expressões jovens❞, conta Mansur, em busca de editora para lançar ❝A Magia do Rádio - Histórias de Vida pelas Ondas do Rádio❞.
O livro é a tese de doutorado que defendeu pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde deu aula por 20 anos. Hoje, procura revolucionar o FM a seu modo em seu programa, invertendo o velho clichê da ❝música de trabalho❞ e recebendo artistas com os quais teve contato durante as cinco décadas de Rádio.
Byafra, Dalto, Amelinha e A Cor do Som já estiveram aqui. A ideia é que eles fiquem à vontade e toquem o que quiserem, contem histórias. O Roupa Nova cantou o jingle de Natal que eles fizeram para a Rádio Cidade quando eu trabalhava lá❞.
Mansur inspirou até um hit do grupo: 'Clarear', escrito por Mariozinho Rocha e Tavynho Bonfá e gravado pelo Roupa Nova em 1982.
Eu usava a frase 'o sol está solto' na Cidade. O (produtor) Mariozinho Rocha me ligou e disse que estava compondo uma música com o Tavinho Burnier, com essa frase (os versos são 'nunca é tarde pra lembrar/que o sol está solto em você')❞, recorda.
Fernando nasceu em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira. Começou a mexer com Rádio lá, na adolescência. ❝A Mãe do (cantor e compositor) João Bosco, que também nasceu lá, foi minha professora e me descobriu. Foi a primeira pessoa que falou: 'Vai declamar poesia!'❞, recorda.
Passou por diversas Emissoras e em algumas delas, além de apresentar Artistas, escrevia e lia Crônicas, que depois passou a colocar em livros.

Mansur (ao centro de barba) na Rádio Cidade

Numa Rádio, fizemos uma programação bem popular e o diretor pediu para eu ler mensagens de um minuto. Fez tanto sucesso que os ouvintes pediam cópias. Aparecia até ouvinte pedindo para eu ser padrinho de seus filhos❞, lembra Mansur.
O rádio aproxima as pessoas. Onde tem alguém falando, tem sempre alguém ouvindo.
Fonte: Jornal O Dia

Fernando Mansur no Prêmio Rádio Rio 2013
  • 01


Video do Rádio de Verdade, publicado no Youtube https://youtube.com/watch?v=THcLFcvJacw
PS: A Rádio MPB FM 90,3 Mhz acabou em 31 de Janeiro.
Para os seus ouvintes órfãos ainda tem aos Domingos das 9 às 12hrs na JB FM em 99,9 Mhz o ❝JB do Brasil, o melhor da MPB❞, agora com as Vinhetas na Voz do Mansur que está de volta à JB FM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Windows 7 - Rede não identificada

PRF4 Rádio Jornal do Brasil AM - Memórias

Recordações da Rádio Globo do Rio